Inscrições abertas para o Projeto “Ulysses 100 pelos olhos brasileiros”

Com o intuito de incentivar a literatura no Brasil e prestigiar manifestações artísticas e culturais em ambientes universitários, a Embaixada da Irlanda no Brasil apresenta o projeto Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros.

Em comemoração ao centenário da publicação do livro Ulysses, de James Joyce, o programa conta com a colaboração de 18 universidades por todo Brasil e propõe concursos culturais simultâneos para escolher uma proposta de ilustração de um capítulo de Ulysses para a criação de uma arte em mural nas instituições parceiras.

Os estudantes interessados pelo projeto devem estar regularmente matriculados nas instituições participantes (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado). Serão aceitos também trabalhos em grupos (seguindo as instruções presentes no edital). Os participantes devem se atentar ao desenvolvimento de uma proposta que se refira aos capítulos pré-designados a cada universidade parceira tal qual determinado na tabela abaixo — informação essa acompanhada pelo nome dos coordenadores do concurso em cada instituição.

Os projetos selecionados receberam um prêmio de R$2.000,00, bem como um valor máximo de também R$2.000,00 como ressarcimento pelos materiais utilizados para a execução do mural.

O formulário para inscrição deve ser preenchido até o dia 31/03/2022, respondendo as seguintes instruções:

1. Dados pessoais: Universidade, Nome (individual ou dos membros do grupo), curso em que está matriculado(a), telefone, e-mail;

2. Descrição de sua proposta de ilustração e sua(s) interpretação(ões) sobre o capítulo de Ulysses designado à sua Universidade;

3. Descrição dos materias que serão utilizados para a criação do mural e seus custos aproximados.

Para mais informações, acesse o site da Embaixada da Irlanda no Brasil.