Evento presencial “Ulysses 100 pelos olhos brasileiros”

O Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) orgulhosamente anuncia a realização do evento Ulysses 100 pelos olhos brasileiros no dia 22 de junho de 2022 no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inscrições para participação com certificado abertas até o dia 21 de junho.

Nessa quarta-feira (24/06) será realizado o primeiro evento presencial do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) do ano: a inauguração do mural #Ulysses100 produzido pelu vencedor do concurso cultural Ulysses 100 pelos olhos brasileiros, Luiz Felipe Serigheli. O projeto, promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado Geral da Irlanda em São Paulo em colaboração com 18 universidades brasileiras, foi lançado a fim de celebrar os 100 anos da publicação do romance modernista de James Joyce, Ulysses.

Ao longo do dia, estudiosos, artistas e estudantes se reunirão na “Sala Drummond” e “Auditório Henrique Fontes” — no prédio B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC — para discutir sobre a obra de James Joyce, o mural de Serigheli (inspirado no sexto capítulo de Ulysses, “Hades“) e o filme Ulysses de Alan Gilsenan.

Pela manhã...

10h30:

Abertura, com a mediação do Sr. Eoin Bennis (Cônsul geral da Irlanda) e da Profª. Drª. Beatriz Kopschitz Bastos (Vice-coordenadora do NEI e membro do PPGI)

 

10h40:

Colóquio Mediaiting Literature and Films, com o cineasta ALAN GILSENAN

Intervalo

Pela tarde...

14h:

Cerimônia de lançamento do mural Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros, com a participação do Sr. Eoin Bennis (Cônsul Geral da Irlanda), Profª. Drª. Alinne Fernandes (Coordernadora do NEI e Sub-coordenadora do PPGI), Prof. Dr. Fábio Lopes da Silva (Diretor do CCE) e representantes da Reitoria e Pró-Reitorias da UFSC e da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC)

 

☁ 14h30:

Apresentação de Luiz Felipe Serigheli, vencedor do concurso Ulysses100, e visita ao mural Hades

 

15h:

Café

 

15h15:

Exibição do filme ULYSSES|FILM (2020, 69 min)

Apresentação e debate com o cineasta ALAN GILSENAN, com a moderação da Profª. Drª Beatriz Kopschitz Bastos

 

☁ 17h:

Encerramento

Após um período surpreendentemente longo sob os efeitos da pandemia do COVID-19, respeitando o distanciamento social e promovendo eventos online, estamos empolgados com a perspectiva de encontrar nossos parceiros presencialmente e desfrutar de um maravilhoso coffee-break, um marco dos eventos acadêmicos — um dos muitos que sentimos tanta falta. Venham e se juntem a nós nesse evento cultural enriquecedor!
Núcleo de Estudos Irlandeses

O evento é aberto ao público e os estudantes inscritos até o dia 21 de junho poderão ganhar certificado (link para inscrições abaixo). Mais informações disponíveis no site do Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI) e no site de notícias da UFSC.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.