Beatriz Kopschitz Bastos

Photo of Beatriz Kopschitz Bastos. She’s smiling at the camera. She has long straight blonde hair.

Cofundadora & Vice-coordenadora

Beatriz Kopschitz Bastos é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Inglês pela Northwestern University e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou dois projetos de pesquisa de pós-doutorado na UFSC – com pesquisa no Trinity College Dublin e no Irish Film Institute. Foi pesquisadora visitante do Moore Institute na University of Galway e pesquisadora visitante no Instituto de Humanidades da University College Dublin. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), além de atuar como membro executivo da IASIL (Associação Internacional para o Estudo das Literaturas Irlandesas). Em 2023, recebeu o Prêmio Presidencial de Serviços Distintos da Irlanda na categoria Artes, Cultura e Esportes.

Algumas de suas publicações mais recentes incluem:

• (2022) Maeve, de Pat Murphy, e-book, livro bilíngue e DVD legendado, coeditado com Lance Pettitt, EDUFSC.

• (2022) “Aspectos culturais na tradução para o português de Rings, de Rosaleen McDonagh”, em coautoria com Cristiane Nascimento e Alinne Fernandes. Revista Linguagem & Ensino, vol. 25, não. 1, pp. 128-47.

• (2021) “In Media Res: Estratégias de Desenvolvimento Narrativo na Adaptação Cinematográfica de ‘The Cuckoo Spit’, de Mary Lavin”, em coautoria com Eloísa Dall’Bello. Scripta Uniandrade, vol. 19, não. 2, pp. 1-14.

• (2021) “Describing Pain in Mary Raftery’s No Escape”, em coautoria com Natália Pastore e Alinne Fernandes. Ilha do Desterro, vol. 74, n.º 1 – O Mundo Interior e Exterior: Abordagens Críticas à Literatura, Estudos Culturais e Narrativas Audiovisuais, pp. 451-66.

• (2020) Contemporary Irish Documentary Theatre, coeditado com Shaun Richards, Bloomsbury.

• (2020) Ilha do Desterro vol. 73, n.º 2 – A Diáspora Teatral Irlandesa, coeditado com Patrick Lonergan.