Última chamada: inscrições abertas de propostas para a VI Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC

Por Alinne Fernandes

Intitulado Irish Modernisms, o evento acontecerá nos dias 08 e 09 de setembro de 2022 no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O período de submissão de apresentações está aberto até sexta-feira 02 de setembro de 2022.

O Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará nos dias 08 e 09 de setembro, a VI Jornada do NEI: Irish Modernisms. O modernismo, longe de ser apenas um movimento artístico, intelectual e cultural do passado, continua informando a produção artística contemporânea, seja como influência direta, releitura ou contraponto ao pós-modernismo.

A “modernidade líquida”, termo cunhado por Zygmunt Bauman, sugere a fragilidade, fugacidade e esfacelamento das estruturas sociais — mais perceptíveis a partir da década de 1960. Já críticos como Rita Felski questionam se o “modernismo” seria um ou vários movimentos ocorridos a partir do final do século XIX. Até quando vão os modernismos? Qual a sua abrangência nas artes?

Em virtude dos marcos modernistas cujos centenários celebramos em 2022, nesta edição do evento, convidamos a todos para submeterem propostas de comunicações que tratem de questões modernistas e contemporâneas na literatura, no teatro, no cinema e na arte irlandesa. As comunicações devem ser feitas preferencialmente em inglês de devem ter duração média de quinze a vinte minutos.

Os interessados devem enviar em sua inscrição um resumo de 150 a 200 palavras com o nome do autor e título de sua comunicação para o e-mail abaixo em inglês (preferencialmente) ou português.